Arroz de Pato à antiga harmoniza com Scancio Reserva Tinto 2015. Aprenda a receita do Chef Zézinho.

Ingredientes para 8 pessoas:
1 pato com cerca de 2,5kg
3 chávenas de arroz carolino
1 chouriço
1 pedaço de bacon com cerca de 200g
2 cenouras
1 alho francês
1 cebola
1 laranja
sal e pimenta q.b.
Queijo da Ilha q.b.
1 molho Hortelã
Colorau Qb
Preparação:
Tempere o pato com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro com grelha - para que o pato ao assar deixe escorrer a gordura. Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.
Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de o desfiar, reservando não só a carne, mas também ( e à parte) os ossos e as peles.
Coloque novamente os ossos as peles e a carcaça do pato no forno e polvilhe com colorau, deixe cozinhar a 180º durante 30 minutos.
depois retire o tabuleiro do forno e coloque tudo uma panela, junte ao caldo dos ossos, água, um molho de hortelã a cebola em meias luas, o alho francês e cenoura em rodelas o chouriço e o bacon inteiros . Tempere de sal e pimenta e deixe ferver em lume brando até caldo estar apurado. Vá provando, rectificando os temperos e acrescente água ou vinho branco se necessário.)
Depois do caldo pronto, retire o chouriço, o bacon e as rodelas de cenoura e reserve. Coe o restante caldo e meça-o, de modo a obter 6 chávenas (se não tiver 6 chávenas acrescente um pouco de água a ferver).
Coloque depois as 6 chávenas de arroz num tacho e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido toda a água. Desligue.
Num pirex ou tabuleiro de forno grande (no meu caso fez 2 tabuleiros grandes) coloque metade do arroz, cubra-o com o pato desfiado e termine com o restante arroz. Por cima disponha o chouriço e o bacon previamente cortado em pedaços, assim como as rodelas de cenoura.
Rale queijo da Ilha por cima do arroz, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e crocante.
Sirva com uma salada e rodelas de laranja.
(Se for para preparar de véspera, deixe a parte de alourar no forno - e aquecer - apenas para a altura em que o for servir. E o arroz congela muito bem depois de pronto, ficando com uma refeição feita para uma emergência!)
Compre os nossos vinhos AQUI